quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

ARTE XÁVEGA NA TORREIRA

O perigo que envolve a actividade estende-se a toda a convivência social. Assim, e apesar da competição entre embarcações e as limitações dos recursos, o companheirismo e a solidariedade são factores essenciais da actividade predominantemente masculina, a pesca não conta, geralmente, com a participação directa das mulheres.
Dentro da comunidade piscatória, o pescador costeiro é habitualmente visto como o verdadeiro marítimo, devido ao maior perigo e incomodidade do trabalho e à importância das espécies por ele capturadas.
Festa do S. Paio: Feriado concelhio, 8 de Setembro. É a maior festa realizada a nível concelhio, e normalmente os festejos começam uns dias antes. Integrada nas festas realiza-se uma regata de barcos moliceiros e outras embarcações típicas e um concurso de pinturas dos painéis dos barcos.
àdireita - manel caldinho
à esquerda - alfredo fareja (falecido)

2 comentários:

  1. Estou fazendo uma campanha de doações para criar uma minibiblioteca comunitaria na minha comunidade carente aqui no Rio de Janeiro,preciso da ajuda de todos.Doações no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3 Que DEUS abençõe todos nos.Meu e-mailasilvareis10@gmail.com

    ResponderEliminar
  2. É encorajante a sua iniciativa,força amiga nunca desista daquilo em que acredita.
    A solidariedade não tem preço por isso há poucos adeptos em praticar esta professão...

    ResponderEliminar